9

Natureza: Produção e Sustentabilidade

Editor
Delmar Bressan

Julho/Dezembro de 1994

Editorial

A sustentabilidade ecológica _ tema tão incipiente em termos teóricos e em experiências concretas quanto decisivo para o futuro da humanidade _ é uma dos tantos nós contemporâneos a serem desatados pela comunidade científica e pela sociedade em geral. Neste caso, desatar significa investigar de forma cuidadosa e exaustiva as múltiplas alternativas de utilização dos sistemas ecológicos, os limites e as possibilidades da ciência neste processo, o mundo subjetivo que emerge da natureza, entre outros aspectos.

É com esta lógica multifacetada que Ciência & Ambiente abre suas páginas à reflexão de pensadores e cientistas de renome nacional e internacional. Desta interação e apenas dela poderão resultar soluções para que avancemos com rapidez e segurança rumo à sustentabilidade ecológica e, daí, ao que poderíamos denominar de sustentabilidade ambiental. Com isso, passamos efetivamente a associar as relações naturais ao processo de desenvolvimento da sociedade e a considerar a necessidade de distribuição solidária dos frutos dele oriundos, os quais, por certo, não podem ser gerados sob a égide da destruição da natureza e de seus elementos.

Não nos iludamos, porém. A consolidação deste conjunto de princípios constitui tarefa difícil e delicada, especialmente se atentarmos para a juventude da ciência ecológica (o conceito de ecossistema, por exemplo, afirma-se somente a partir da década de 1940 com os estudos do norte-americano Raymond Lindeman) e para o fato de que muitos estudiosos sequer operam com alguns pressupostos básicos deste ramo do conhecimento.

As dificuldades devem, no entanto, servir de estímulo à pesquisa sistemática, à integração de pesquisadores e à transferência de resultados à sociedade, em forma de progresso e de bem-estar social. Só assim, o festejado caráter abrangente e para alguns globalizante da ecologia poderá evitar novos saltos no vazio, prática por demais perigosa para uma civilização repleta de incertezas.

Artigos

PENSAR A QUESTÃO ECOLÓGICA
LIMITES
Roberto Gomes

A SUSTENTABILIDADE EM UM MUNDO DE SISTEMAS ABERTOS
Franz Andrae

SUSTENTABILIDADE DAS FLORESTAS TROPICAIS
UMA UTOPIA?
Ademir Reis, Maurício Sedrez dos Reis e Alfredo Celso Fantini

LOS FACTORES CRÍTICOS DE LA SUSTENTABILIDAD AMBIENTAL DEL DESARROLLO AGRÍCOLA
Nicolo Gligo

SENTIDO DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA O FUTURO DA AGROECOLOGIA
João Carlos Canuto, Miguel Angelo da Silveira e João Fernando Marques

ECOSISTEMAS
CONCEPTOS FUNDAMENTALES
Unidad Conjunta CEPAL/PNUMA de Desarrollo y Medio Ambiente

A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO FLORESTAL
Miguel Antão Durlo, José Newton Cardoso Marchiori e Delmar Antonio Bressan