C&A_icone

8

Educação Ambiental

Editor
Delmar Bressan

Janeiro/Junho de 1994

Editorial

Uma revista em movimento. Ciência & Ambiente, desde o seu primeiro número experimental até as inovações do seu projeto gráfico _ presentes nesta edição, tem perseguido tal princípio editorial. Trata-se de um movimento planejado, consciente, que decorre da complexidade dos temas que recheiam suas páginas _ meio ambiente, ciência e sociedade _ e do desejo de interação entre eles. Imutável mesmo só o sentido de qualidade que temos procurado concretizar com rigor e perseverança. Se é verdade que as propostas editoriais nem sempre encontram plena correspondência no mundo acadêmico considerando o modo atual de produção do conhecimento, não é menos verdade que as provocações temáticas têm conduzido a reflexões preciosas e únicas. Deste ângulo, os efeitos positivos até agora obtidos são inegáveis, fato que também pode ser comprovado pelo generoso número de pedidos enviados à revista, muitos provenientes de pontos distantes do país e do exterior.

Em seu oitavo número, Ciência & Ambiente coloca em debate a Educação Ambiental, seus fundamentos, experiências e alternativas. Tema tão relevante quanto descaracterizado pelo uso indevido, em geral, como cortina de fumaça para projetos de desenvolvimento que tentam se adaptar aos novos tempos de preocupações ambientais. Assunto inquietante, capaz de despertar nos alunos o gosto pela descoberta das relações entre componentes vistos sempre de forma isolada e, contraditoriamente, capaz de produzir nestes mesmos alunos o desinteresse ao receber uma abordagem genérica e distante da vida de cada um. Até mesmo a correta compreensão sobre a inconveniência da criação de uma nova disciplina a Educação Ambiental não nos garante um porto seguro. Isto porque não exime a todos do passo seguinte, incontornável: a geração dos espaços interdisciplinares tão caros à ecologia. Estes devem ser construídos no próprio ambiente escolar e pensados à luz dos problemas concretos que marcam a vida das comunidades e como instrumento indispensável ao exercício da cidadania. É deste movimento que falamos, é com este movimento que estamos solidários.

Artigos

FAZER O TEMPO E O FAZER DO TEMPO
RITMOS EM CONCORRÊNCIA ENTRE O SER HUMANO E A NATUREZA
Marcio D’Olne Campos

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UM TEMA DÉMODÉ?
Vivien Diesel

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E (DES)ENVOLVIMENTO
Mônica Angela de Azevedo Meyer

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Myriam Krasilchik

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA
Maria Cristina Goelzer Pansera de Araújo e Luiz Mário dos Santos de Araújo

O MEIO AMBIENTE NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS QUE RECEBEM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Noemi Boer

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSTRUTIVISMO PÓS-PIAGETIANO
Esther Pillar Grossi