C&A_icone

7

Cidades

Editor
Delmar Bressan

Julho/Dezembro de 1993

Editorial

No momento em que este número de Ciência & Ambiente está sendo publicado, ocorre em Brasília a CPI do Orçamento. O trabalho da Comissão, que investiga um espetacular episódio de corrupção em nossa política republicana, está tendo tamanha repercussão que depois dele nossa paisagem civil certamente sofrerá profundas transformações. Um jornal chegou mesmo a batizar este episódio de convulsão em Brasília.

Brasília, desde sua construção nos anos sessenta, é a prova em concreto das complexas relações entre a cidade e a vida política: a cidade implantada em meio a uma política voluntariosa, paisagem de solitária esperança encravada no Planalto, aos poucos se converte em emblema de nossas desesperanças. Como pensar a política sem pensar a cidade? Corno falar sobre cidades esquecendo a política?

Estas relações talvez não sejam assim tão evidentes. Contudo, não é exagerado admitir-se que outros grandes temas, mais urgentes e imediatos, vinculados ao processo de redemocratização tenham tomado espaço de discussões sobre a cidade. Aos poucos, porém, a crença de que uma democracia que não se materializa em qualidade de vida torna-se vazia, formal, obrigando-nos a ver de perto a administração do cotidiano. Os militantes da idéia de uma grande transformação das relações e meios de produção aprenderam o valor de uma boa gerência da… iluminação pública! Descobre-se aos poucos que a administração de uma cidade é um dos paradigmas da política.

Nossas cidades – e Brasília é exemplar nisso – são esfinges à nossa espreita. É com esse espírito que entregamos aos nossos leitores o presente número, cheio de boas surpresas, tanto pela qualidade das contribuições que recebeu, como pelo esforço em intervir em tema tão clássico quanto por vezes esquecido. O leitor passeará pelo urbanismo, pela demografia, pela literatura, pela política e por outras tantas abordagens, alinhavadas pela vontade de que nossos problemas sejam tratados de modo mais paciente e direto, e pela esperança de que nossas cidades sejam cada vez mais orgânicas e democráticas.

Artigos

METRÓPOLE
A FORÇA DOS FRACOS É O SEU TEMPO LENTO
Milton Santos

URBANISMO EM FIM DE LINHA
Otília Beatriz Fiori Arantes

CIDADES BRASILEIRAS
A URBANIZAÇÃO PATOLÓGICA
Ricardo Rossato

ECOTÉCNICAS URBANAS
Ricardo Siloto da Silva e Horus Magalhães

A CIDADE E A (RE)CRIAÇÃO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA
Helena Copetti Callai

A POESIA COSMOPAULISTANA DE MÁRIO DE ANDRADE
Pedro Brum Santos

A CIDADE E A TRADIÇÃO
Ruben George Oliven

AS RAZÕES DA CIDADE
Luis Fernando Veríssimo

POR UMA CIDADE DEMOCRÁTICA, INTELIGENTE E ALEGRE
Tarso Genro

O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DAS CIDADES
UM PROJETO PARA O BRASIL
Jaime Lerner