C&A_icone

34

Mudanças Climáticas

Editores convidados
Pascal Acot
Carlos Nobre

Janeiro/Junho de 2007

Editorial

Desde a sua fundação, no já distante ano de 1990, a revista Ciência & Ambiente abria-se para o mundo. Abertura perceptível, por exemplo, no interesse, logo divulgado, pelos artigos escritos em língua espanhola, em sintonia com a desejada integração do sul da América, e sobretudo pela universalidade do seu objeto de análise – a ciência e o meio ambiente.

Nessa ótica, os temas selecionados ao longo do tempo sempre perseguiram idéias de alcance global, mesmo quando aparentavam ser de escala regional, como no caso dos sítios paleontológicos ou dos núcleos de arenização observados em território sul-rio-grandense. O patrimônio fossilífero e o processo ecológico (e antrópico) em questão, sem sombra de dúvidas, são capazes de despertar paixões além-fronteiras do Brasil ou mesmo da América do Sul, uma vez que representam momentos da própria história natural do planeta.

É justamente como parte desse esforço de internacionalização que deve ser compreendida a 34ª edição da revista dedicada ao tema Mudanças Climáticas. Diga-se, projeto editorial concebido bem antes do boom midiático observado em 2007 a partir da divulgação, em Paris, do último relatório do IPCC (International Panel on Climate Change). Para a montagem do número, dividido em partes iguais entre estudiosos franceses e brasileiros, os dois editores convidados – Pascal Acot e Carlos Nobre, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS/França) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/Brasil), respectivamente – emprestaram notável colaboração.

Ao fim e ao cabo, apresentamos ao público um alentado conjunto de textos acadêmicos, porém em linguagem acessível aos leitores não especializados. Textos que abordam desde a evolução do clima até as projeções de mudanças, bem como algumas das repercussões aventadas para setores sensíveis da atividade humana, entre os quais a agricultura. Sem catastrofismos e sem sensacionalismos, como convém a um veículo que se pretende portador de idéias embasadas no conhecimento científico.

Sobre tais excessos, que saltam aos olhos na cena atual, cabe um breve comentário. Estudos dessa magnitude, com tal número e grandeza de variáveis e que ainda exigem complementação dos dados hoje disponíveis, devem ser mostrados com todas as cautelas pelos pesquisadores, pelas instituições responsáveis e, particularmente, pelos meios de comunicação. Em assim não sendo, geram-se incertezas, desassossegos e, no limite, o pânico entre as populações supostamente afetadas. A boa ciência pressupõe boas formas de interação com o público. Pressupõe cientistas menos interessados nos holofotes da mídia e mais concentrados em desenvolver formas claras e objetivas de contato com uma legião de cidadãos ávidos por informações sobre o clima e tantos outros assuntos pertinentes ao mundo da ciência.

É com esse espírito universalista e ao mesmo tempo parcimonioso que entregamos aos leitores mais uma edição de Ciência & Ambiente.

Artigos

UM NOVO CLIMA NO BRASIL
Marcelo Leite

BREVE HISTÓRIA DO CLIMA
Pascal Acot

MODELOS CLIMÁTICOS
LIMITES DE UM INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL
Hervé Le Treut

O AQUECIMENTO CONTEMPORÂNEO
ENTRE CERTEZA, CONTROVÉRSIA E DÚVIDA
Martine Tabeaud

O FUTURO DA CORRENTE DO GOLFO
MECANISMOS E CONSEQÜÊNCIAS DE UMA PERTURBAÇÃO DA CIRCULAÇÃO TERMOHALINA NUM CLIMA QUE SE AQUECE
Didier Swingedouw

EL CIRCUITO TERMOHALINO EN EL OCÉANO ATLÁNTICO
CERTEZAS E INCERTIDUMBRES
Antón Uriarte

MUDANÇAS PALEOCLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA DURANTE O HOLOCENO
Bruno Turcq, Pascale Braconnot, Renato Campello Cordeiro, Abdelfettah Sifeddine, Pedro Leite da Silva Dias, Jorge João Abrão, Tatiana Jorgetti, Renata Lima da Costa e Francisco Fernando Lamego Simões Filho

CENÁRIOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA O BRASIL EM 2100
José Marengo

FLUXOS TURBULENTOS
O DIÁLOGO ENTRE A SUPERFÍCIE E A ATMOSFERA
Osvaldo L. Moraes, Otávio C. Acevedo, David R. Fitzjarrald e Ricardo K. Sakai

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E IMPACTOS SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL
Carlos E. M. Tucci

O AQUECIMENTO CLIMÁTICO
IMPACTOS SOBRE A AGRICULTURA EUROPÉIA
Bernard Seguin

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AGRICULTURA
UMA ABORDAGEM AGROCLIMATOLÓGICA
Eduardo Delgado Assad, Fábio Marin, Hilton Silveira Pinto e Jurandir Zullo Junior