C&A_icone

22

Conforto Ambiental

Editor convidado
Andrey Rosenthal Schlee

Janeiro/Junho de 2001

Editorial

Não há dúvida sobre a atualidade acadêmica e a repercussão social do tema escolhido para a presente edição de Ciência & Ambiente – o Conforto Ambiental. Segundo os bons dicionários da língua portuguesa, conforto pode significar um estado, uma experiência ou um consolo, desde que relacionado com as sensações de bem-estar, segurança ou comodidade.

Por sua vez, ambiental diz respeito a tudo o que é relativo ao ambiente, ou seja, ao espaço que nos rodeia ou nos envolve por todos os lados, constituindo o meio em que vivemos. Sendo assim, entende-se por conforto ambiental uma sensação que reflete o grau de satisfação com o ambiente natural ou artificial envolvente. O que nos permite falar em satisfação com o ambiente térmico, acústico, lumínico, arquitetônico, urbanístico.

O problema é que, desde os mais remotos tempos, na busca incessante por melhores condições de vida, a humanidade vem modificando a natureza de forma a comprometer e/ou colocar em risco sua própria sobrevivência. Aqui reside a atualidade permanente das discussões em torno do Conforto Ambiental.

Da leitura dos artigos que compõem a 22ª edição da revista, é possível apreender um sentido comum, uma mensagem unificadora.
A de que hoje não é mais possível continuar a planejar e executar, a projetar e construir, a gerenciar e interferir na natureza, sem considerar um conjunto de princípios, valores e posturas que apontem para uma nova relação com o meio ambiente.

Relação que deve ser mais integradora e menos predadora, e que exige a compreensão dos limites planetários, bem como de suas fontes de vida e energia – fontes de conforto ambiental por excelência.

Aqui reside a repercussão social dos debates sobre o Conforto Ambiental. Portanto, no limite do projeto editorial de Ciência & Ambiente, é essa contribuição que desejamos oferecer aos pensadores e profissionais que tentam construir uma vida melhor para todos e, em particular, aos nossos atentos leitores.

Artigos

DEL TITANIC AL VELERO
NUESTRAS PROPIAS SOLUCIONES
Rubén Pesci

O CLIMA E A ARQUITETURA BRASILEIRA
Andrey Rosenthal Schlee

PEQUENA DIGRESSÃO SOBRE CONFORTO AMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA NOS CENTROS URBANOS
Paulo Afonso Rheingantz

CIDADE
ENERGIA, ARBORIZAÇÃO URBANA E IMPACTO AMBIENTAL
Juan Luis Mascaró, Lucia Mascaró e Clarissa M. L. S. Aguiar

ENERGIA SOLAR E CONFORTO AMBIENTAL
Felix Alberto Farret

CONFORTO AMBIENTAL EM UM CONTEXTO DE SUSTENTABILIDADE
O PROTÓTIPO ALVORADA
Telissa Frenzel da Rosa, Michele de Moraes Sedrez e Miguel Aloysio Sattler

HABITAÇÃO ECONÔMICA BIOCLIMÁTICA DE SOLO-CIMENTO PARA A REGIÃO DE CURITIBA, PARANÁ
Espartano Tadeu da Fonseca

LA POLÍTICA AMBIENTAL EN EL NIVEL MUNICIPAL LA CIUDAD DE MONTEVIDEO
Mariano Arana