C&A_icone

16

Paleontologia na América do Sul

Editores convidados
José Newton Cardoso Machiori
Laureen Sally da Rosa Alves

Janeiro/Junho de 1998

Editorial

A revista Ciência & Ambiente, desde a sua fundação, tem primado pela escolha de temas que bem poderiam ser classificados como de vanguarda acadêmica. Foi exatamente com essa perspectiva que, em 1995, o Conselho Editorial acolheu proposta destinada a tornar visível um assunto de relevância universal e, ao mesmo tempo, de capital importância para a região central do Rio Grande do Sul: os sítios paleontológicos animais e vegetais. Com a publicação da segunda parte – mais abrangente na medida em que incorpora ocorrências fossilíferas da América do Sul –, levada a cabo neste número, o projeto ganha forma definitiva.

Ciência & Ambiente cumpre, assim, função intransferível, qual seja, a de servir como espaço de reflexão aos estudiosos de cada núcleo temático, visando, entre outros aspectos, (re)estabelecer vínculos entre valores particulares e universais, em atenção às grandes tendências do mundo contemporâneo.

Nesta ótica, os magníficos episódios naturais que se verificaram ao longo de eras geológicas servem agora para caracterizar, com perfeição, a face universal do conhecimento que se compõe a partir de questões de aparência local. Com efeito, os elementos fósseis identificados na distante Santa Maria podem representar, por exemplo, elos decisivos quando se trata de reconstituir a história da vida na Terra ou, em termos atuais, a sua história ecológica. De outra parte, as implicações regionais de tais manifestações se fazem sentir em vários níveis, desde a demanda por formação de quadros especializados na área, até os eventuais impactos sócio-econômicos, oriundos do turismo científico organizado em torno dos achados paleontológicos.

Os editores desejam ressaltar ainda a expressiva participação de pesquisadores do Departamento de Paleontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que garantiram a qualidade das duas edições, tarefa complementada por renomados autores do país e do exterior, mais precisamente da Argentina, Uruguai e França. Tudo em nome de um personagem nem sempre considerado com a devida atenção: o leitor.

Artigos

A PALEONTOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL E A HISTÓRIA DA ECOLOGIA CIENTÍFICA
Pascal Acot

ORÍGENES DE LA PALEONTOLOGÍA DE VERTEBRADOS EN AMÉRICA DEL SUL
Alvaro Mones

FRIEDRICH SELLOW E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS CIÊNCIAS NATURAIS
José Newton Cardoso Marchiori e Miguel Antão Durlo

RÉPTEIS VERSUS MAMÍFEROS
UMA BATALHA DE 250 MILHÕES DE ANOS
Cesar L. Schultz

LOS BOSQUES PETRIFICADOS DE PATAGONIA Y ANTARTIDA
N. Rubén Cúneo

CARACTERIZAÇÃO PALEOCLIMÁTICA DO TRIÁSSICO NO SUL DO BRASIL
Michael Holz e Claiton M. S. Scherer

TAFONOMIA DE VERTEBRADOS
A ARTE DE DECIFRAR A ORIGEM DO REGISTRO DE PALEOTETRÁPODES
Michael Holz

OS PROCESSOS TAFONÔMICOS EM VEGETAIS SUPERIORES
Laureen Sally da Rosa Alves

NOVOS FÓSSEIS DE DINOSSAUROS NA REGIÃO DE SANTA MARIA
Laboratório de Paleontologia/PUCRS