13
Viajantes Naturalistas
Editor convidado
José Newton Cardoso Machiori
Julho/Dezembro de 1996
Editorial
A descoberta científica do Novo Mundo, obra de um conjunto de intrépidos viajantes e abnegados naturalistas, inclui-se entre os movimentos mais marcantes do século XIX. Nomes como Humboldt, Bonpland, Darwin, Warming e Martius, adicionam preciosos elementos ao processo de consolidação da História Natural moderna; encetam, pois, uma verdadeira revolução silenciosa, feita com coragem, despreendimento e vocação científica.
A justa notoriedade que muitos viajantes granjearam em seu tempo deve-se não apenas à contribuição emprestada ao progresso da ciência, mas também à publicação de crônicas e relatos de viagens, gênero literário bastante apreciado na época. Ao retratar a paisagem de terras distantes, sua geografia, natureza e traços culturais, estas obras atraem um público ávido de informações. Examinadas sob o ponto de vista antropológico, sócio-cultural e histórico, tais narrativas compõem referencial insubstituível e de valor permanente.
Com efeito, os artigos que integram esta edição de Ciência & Ambiente abordam vida e obra de personalidades que se dedicaram a desvendar a extraordinária exuberância e diversidade da terra brasiliana e, em particular, da província sul-rio-grandense. Deste modo, podem ser encontrados lado a lado, nas páginas da revista, personagens como Langsdorff, Saint-Hilaire, Arsène Isabelle, Avé-Lallemant, Lindman, entre outros naturalistas, de formação ou diletantes, todos capazes de embrenhar-se em cenário desconhecido, por conta da aventura do conhecimento e da busca do novo. De algum modo, são eles inolvidáveis, a despeito do alcance de suas contribuições para a constituição da ciência ecológica, por exemplo, e para o desenvolvimento humano.
Artigos
O BRASIL E A CONSTITUIÇÃO DA ECOLOGIA CIENTÍFICA NO SÉCULO XIX
Pascal Acot
AIMÉ BONPLAND
SUS MANUSCRITOS Y SU PERSONALIDAD
Alicia Lourteig
AUGUSTE DE SAINT-HILAIRE
Cláudio Vinicius de Senna Gastal Jr.
LANGSDORFF, O CIENTISTA VIAJANTE
Marcos Pinto Braga
ARSÈNE ISABELLE
José Newton Cardoso Marchiori
IMPRESSÕES DE AVÉ-LALLEMANT SOBRE A PROVÍNCIA DO RIO GRANDE DO SUL
Jorge Luiz Waechter
LINDMAN E A ECOLOGIA DA VEGETAÇÃO CAMPESTRE DO RIO GRANDE DO SUL
Valério De Patta Pillar e Ilsi Iob Boldrini
GUSTAV MALME E A FLORA DO RIO GRANDE DO SUL
Luís Rios de Moura Baptista
FRIEDRICH VON HUENE
ENTRE A CIÊNCIA E A FÉ
Cesar L. Schultz e Michael Holz