C&A_icone

12

Ética e ciência

Editor convidado
Robson Ramos dos Reis

Janeiro/Junho de 1996

Editorial

Assistimos hoje a uma explosão do interesse por temas de ética. Alguns dos grandes problemas vinculados ao conhecimento científico e técnico disponíveis – engenharia genética, meio ambiente, por exemplo – não são suficientemente abordados nos limites do enfoque político, religioso ou legal, pois colocam questões que estão além dessas fronteiras.

Muitos desses problemas não existiam até pouco tempo atrás, seja, por exemplo, o patenteamento de organismos animais, seja a questão dos direitos das gerações futuras.

Vemos também multiplicarem-se as disciplinas de deontologia nos currículos profissionais; surgem comissões e conselhos de ética em hospitais e empresas, e novas áreas de investigação se afirmam, como a bioética.

Sob que formas essas expressoes – ética e ciência – podem andar juntas? Ensina uma antiga tradição que toda ciência tem um compromisso com a verdade, e que a conduta humana livre pode ser avaliada sob o ponto de vista da bondade. Por mais que essas expressões – verdade e bondade – tenham sido castigadas por sucessivas ondas de denúncias de usos ingênuos, elas permanecem referenciais inarredáveis em nosso cotidiano. As variedades da ciência – suas pesquisas e descobertas, pautadas pela noção de verdade –, são apenas uma face da variedade das ações do homem, que se deixam pensar pelos conceitos de bom e mau.

O verdadeiro e o bom, nesse sentido, sempre foram vizinhos, como nos ensina a tradição. Não poderíamos encontrar, por essa via, uma forma de pensar que a ciência nunca foi neutra, como querem alguns, mas que, por outro lado, os usos políticos sempre rebaixaram as exigências éticas contidas no seu interior?

Que os artigos que integram este número da revista possam contribuir para discussões tão atuais, são os votos dos editores.

Artigos

A ETICIDADE DA CIÊNCIA
Mario Osorio Marques

UNIVERSALISMO E PARTICULARISMO
QUANDO A MORAL UNIVERSAL SUCUMBE NO CONFLITO COM O PARTICULARISMO
Ernest Tugendhat

ANTES OU DEPOIS DA VIRTUDE?
Darlei Dall’Agnol

ETHOS, KOSMOS, OIKOS
ÉTICA E MEIO AMBIENTE
Nythamar Fernandes de Oliveira

AS “ÉTICAS” DO AMBIENTALISMO
Héctor Ricardo Leis

CONTRIBUIÇÃO DA BIOLOGIA PARA UM MODELO SOCIAL
Renato Zamora Flores e Élgion L. S. Loreto